quarta-feira, 30 de junho de 2010

O poder do sorriso

Graças ao novo sentimento que andou tentando se instalar aqui em casa pra passar as férias, ou melhor, talvez até alguns meses, resolvi mudar a cara do blog, que ainda está em fase de adaptação e é uma válvula de escape, no final das contas. Esse sentimento é a depressão, que já fez o seu estrago por aqui umas duas vezes, acredito. Nunca comigo, mas com minha mãe e irmã. Como venho aqui agora para fazer reflexões também, vou começar falando sobre o que venho tentando aplicar na vida há uns seis meses:o poder do sorriso. Tenho a mania desgastante de querer sempre ver o sorriso das pessoas que me importam, e das que eu amo, e por isso vivo tentando aplicar o meu em quase qualquer situação. Pode ser amarelo às vezes, descaradamente malicioso, de boas vindas ou até de surpresa. O cartão de visitas, uma espécie de máscara,mas também a maior armadura que um homem triste pode ter. Não é à toa que os dentes são considerados os ossos mais fortes do corpo: aguentam o tranco do mundo, de dentro e de fora. Infelizmente não funciono como a maioria das pessoas, acho que foram aquelas duas violentas pancadas na cabeça quando era criança, que minha mãe bem sabe. Não estou dizendo que seja totalmente desequilibrado ou disfuncional. Tenho apenas a certeza que não lido muito bem com as pessoas e o mundo quando se trata de dor e tristeza. Está tudo aqui fechado, e quando sai pra tomar um ar, geralmente me priva do meu. Nessas horas procuro o poder do sorriso, e ele me conforta, e as lágrimas geralmente só aparecem no escuro. O passageiro sombrio, como um personagem dos meus favoritos costuma dizer, vive dando o ar de sua graça. Se não puder transformar as coisas à minha volta com o sorriso que vem pra mim tão naturalmente, é esse passageiro quem transforma, com as lágrimas que vêm somente quando ninguém pode ver. Voltei ao estado alfa ontem, depois de mais de seis meses, e acho que a meditação vai me ajudar a sair dessa, apesar de eu só saber a base de tudo. Enfim, aqui jaz, a primeira reflexão.

Um comentário: